Parto Normal X Cesárea: as principais diferenças!
- Bianca - Dharma Audiovidual
- 23 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Olá, queridas futuras mamães!
Hoje, vamos falar sobre um tema muito importante: as diferenças entre parto normal e cesárea. No Brasil, você tem o direito de escolher a via de parto com base na sua vontade própria, uma vitória para todas nós. Essa autonomia é apoiada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e internacionalmente pelo Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia (ACOG). Mas para fazer a escolha certa, é fundamental estar bem informada e orientada pela sua obstetra.
Parto Normal
Do ponto de vista médico-científico, o parto vaginal deve ser sempre a primeira escolha para gestantes que não tenham complicações no pré-natal. Ele é menos invasivo, garantindo uma recuperação mais rápida para a mãe. Além disso, muitos estudos mostram que os bebês que nascem de parto vaginal têm riscos menores de desenvolver desconforto respiratório logo após o nascimento.
É importante não confundir parto vaginal com parto em casa. O parto em casa, apesar de parecer atraente para algumas mulheres, apresenta taxas de óbitos neonatais até três vezes maiores do que em hospitais. Portanto, o ambiente hospitalar é ainda o local mais seguro para ter o bebê.
Cesárea
A cesárea também é um procedimento extremamente seguro para mães e bebês. No entanto, quando realizada por escolha, deve ser feita após 39 semanas de gestação para diminuir o risco de prematuridade. Estudos mostram que bebês nascidos de cesárea com 37 semanas têm um risco de internação em UTI neonatal até 12 vezes maior em comparação com aqueles que nascem de parto normal. Esse risco cai para 2,9 quando a cesárea é feita com 39 semanas.
Para a mãe, a cesárea, por ser uma cirurgia, aumenta os riscos de infecção, hemorragias e complicações em futuras gestações, como a placenta prévia. Apesar disso, a cesárea é uma das cirurgias mais seguras na medicina e provavelmente a que mais salvou vidas. Quando bem indicada e realizada no momento certo, é um procedimento extremamente seguro e eficaz.
Conclusão
Tanto o parto normal quanto a cesárea têm seus benefícios e riscos. A decisão sobre qual via de parto seguir deve ser feita de forma informada e compartilhada entre a mulher e sua obstetra. Lembre-se de que a escolha do parto deve priorizar a segurança e o bem-estar de ambos, mãe e bebê.
👩⚕️ Tem dúvidas sobre qual é a melhor opção para você? Marque uma consulta para conversarmos mais sobre isso e esclarecer todas as suas dúvidas!
👩🏻⚕️Dra. Nelly Kobayashi | CRM-SP 129.368
Comments